Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

15 Dicas Para Tirar Boas Notas nas Provas

·         15 dicas sobre a melhor postura a tomar antes, durante e depois do período de provas, mas ressaltam que elas apenas complementam a orientação essencial, que é a do estudo contínuo.

ANTES DAS PROVAS

1. Estabelecer uma relação de confiança e responsabilidade

Mais do que uma rotina de estudos, é preciso estabelecer um verdadeiro pacto por seu cumprimento. A primeira recomendação dos especialistas é não infantilizar a relação, achando que seu filho não dará conta de tudo ou que é muito esforço para ele. Saiba que os conteúdos programados pela escola são pensados dentro da capacidade de aprendizado de cada faixa etária. A segunda orientação é evitar descumprir o combinado, permitindo que, por qualquer motivo, seu filho adie o começo das tarefas. E o mais importante: mostre para seu filho que não vale a pena "mentir para si mesmo". Fechar-se no quarto dizendo estar estudando ou ficar horas com o livro aberto, sem realmente estar prestando atenção no que lê são formas muito conhecidas de somente fazer o tempo passar, sem real utilidade. Vale uma conversa franca sobre responsabilidade e mostrar que se está depositando confiança de que, no momento combinado, ele estará verdadeiramente engajado e não enganando a si mesmo.

2. Acompanhar anotações e atividades realizadas nos livros e cadernos

É preciso avaliar se o conteúdo que está anotado no caderno está legível e completo, se os exercícios do livro estão sendo feitos e corrigidos. Afinal, eles servirão de base para o estudo em casa.

3. Ficar atento à autocorreção

Como é praticamente impossível que o professor corrija os exercícios individualmente, é preciso dobrar atenção com as correções. Veja se há sinais de que seu filho realmente corrigiu os exercícios, comente com ele a importância de estar atento nas respostas passadas pelo professor. Se for um assunto que você domine, vale conferir algumas respostas para checar o nível de correção. Caso tenha dúvidas, o ideal é conversar com o professor.

4. Incentivar o estudo com resumos

Sugerir que seu filho faça um resumo do que entendeu da matéria dada é um ótimo exercício. Isso faz com que ele mesmo perceba quais pontos não estão suficientemente claros. Além disso, bons resumos serão ótimos aliados para rever o conteúdo de aulas passadas.

5. Comparar o conteúdo que será avaliado com o que foi ensinado

Para ajudar a organizar os estudos, muitos professores indicam os principais temas que serão abordados na próxima avaliação. Esta é uma ótima oportunidade para verificar se o plano de estudo de seu filho não deixou nenhum item de fora ou se é preciso complementar. Um bom sinal é quando seu filho não demonstra estranhamento diante dos temas informados e sabe identificar facilmente qual conteúdo está relacionado com cada um deles.

DURANTE A SEMANA DE PROVAS

1. Manter a coerência e demonstrar confiança

Se seu filho seguiu uma rotina de estudos, não há porque fazer cobranças de última hora, como resolver tomar todo o conteúdo nos dias que antecedem as provas.

2. Explicar os objetivos das avaliações

Vale lembrar para seu filho que as provas são importantes ferramentas para que os professores possam identificar conteúdos que não foram bem assimilados pela classe como um todo e por alunos em particular. Deixe claro que todo o esforço deve ser para mostrar o quanto se conseguiu aprender, mas que também é possível aprender com erros.

3. Oferecer ajuda

Mostre-se totalmente disponível para ajudar seu filho nos dias que antecedem a prova. Vale abrir mão de alguma atividade rotineira caso ele mostre que quer sua presença. Pergunte se ele quer que você faça perguntas sobre os temas previstos ou que leia os resumos que ele resolver escrever. Caso ele não peça nada, diga que ficará por perto, disponível, enquanto ele revisa algum ponto. O importante é não querer impor o seu jeito de estudar exatamente neste momento.

4. Não tolerar a "cola"

Caso flagre seu filho criando algum artifício para colar ou combinado a prática com um colega, seja rígido e não compactue com isso, deixando claro que não aceitará qualquer tentativa neste sentido. Mostre que de nada adianta tentar obter um resultado que não reflete o que ele realmente aprendeu, pois uma dificuldade não resolvida agora só irá aumentar nas séries seguintes.

5. Fazer seu filho enfrentar "o problema"

Se seu filho estiver muito ansioso ou nervoso, poderá acordar no dia da avaliação queixando-se de dor de cabeça ou de barriga e até mesmo ficar febril. É preciso sensibilidade para identificar se os sintomas estão diretamente relacionados à ocorrência da prova. Se for isso, os especialistas recomendam acalmar a criança ou adolescente, mostrando que não há nada a temer e, preferencialmente, fazer com que ele vá para a escola e enfrente a realização da prova. Isto para evitar que a somatização vire uma "muleta". Mas fique atento: caso a situação se repita, é importante uma conversa com a orientação da escola e com o médico da família para avaliar se o problema é físico ou emocional para procurar ajuda especializada.

DEPOIS DAS PROVAS

1. Não se culpar por um mau resultado

Um erro comum cometido pelos pais é assumir a responsabilidade pelo baixo desempenho escolar do filho. É preciso evitar este tipo de sentimento, que acaba, de forma indireta, menosprezando a capacidade do filho de lidar com suas próprias responsabilidades.

2. Rever a prova com seu filho

É muito importante analisar, junto com seu filho, a prova corrigida. Com calma, sem pressão, repasse questão por questão, valorizando os acertos e convide seu filho a tentar enxergar qual erro cometeu e por quê. Não é o momento de criticar se uma falta de atenção causou o erro, por exemplo. Adote uma postura positiva para que seu filho realmente aprenda com os erros cometidos.

3. Avaliar o aprendizado real

A análise de erros e acertos na prova ajuda a avaliar mais profundamente o conhecimento que seu filho possui, que vai além da nota registrada. O professor terá, claro, de considerar errado um exercício de Matemática cujo resultado não seja o esperado. Mas você pode perceber que seu filho conseguiu entender a lógica do cálculo solicitado e errou em contas básicas, por exemplo. Ou que ele não soube responder uma das questões de Geografia, mas que deu uma resposta completíssima para outra pergunta.

4. Reavaliar a rotina

Ao receber os resultados da avaliação, vale refletir se as possíveis dificuldades apresentadas podem ser solucionadas com mudanças na rotina estabelecida, como por exemplo, dedicar mais tempo a determinadas disciplinas.

5. Identificar possíveis problemas extraclasse

Se você acompanha a rotina de estudos de seu filho e a nota que ele obteve em uma avaliação foi muito abaixo do que você esperava, vale pena avaliar se há outros fatores influenciando este resultado, como problemas familiares ou com amigos e procurar ajuda especializada, como o apoio da psicologia.


Dia Mundial da Água

Dia 22 de março - Dia Mundial da Água



segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia Mundial dos Diretos do Consumidor

Dia 15 de Março -
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


Dia Internacional da Mulher

Na escola foi feita a Homenagem ao Dia
Internacional da Mulher ( 08 de março),
com mensagens  de mativação.

Premiados - OBMEP 2011

"A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação;

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo." site http://www.obmep.org.br/apresentacao.html

PREMIADOS - OBMEP 2011


A EEB RUTH LEBARBECHON É MUITO BEM REPRESENTADA PELA  ALUNA
 ELIZABETH GUISLENI DA FONSECA COM MEDALHA DE OURO.

E PELO ALUNO ALAN WESLEY PIAIA COM CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA.

PARABÉNS A ELIZABETH E ALAN PELA ESFORÇO E DEDICAÇÃO...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Reunião de Pais

Reunião de Pais e Professores dia 17/02/2012.

Foi apresentado a Equipe Gestora, o Grupo de

Professores, Metas e Projetos Educacionais para

o Ano Letivo de 2012.


Mensagem aos Pais:

" Acompanhamento Escolar"

 
Equipe Gestora

  Diretora: Nilse Terezinha Barbosa

  Assessora Pedagógica: Noeli Krause Gemelli

  Assessora Administrativa: Raquel A. da S. Sagaz

  Assistente de Educação: Maria Eliana S. Abatti

  Assistente Téc. Pedagógico: Rosana A. Marcolino

Professores:

     Alexandre  Dalabrida ( Filosofia/Sociologia e Ensino Religioso)

       Ademir N. Dos Santos( História)

       Artêmio Cecconello ( Educação Física)

       Clarice A. Piaia Ramos (Português e Arte)

       Claudete A. dos Santos) ( 5º ano)

       Cleusa Boesiny(Correção de Fluxo e Espanhol)

       Cleiciane Calegari (Português e Correção de Fluxo)

       Claudete Maria Piaia Toigo (4º ano)

       Eduardo D.  Carmazio ( Matemática )

       Eliseu Geraldo Boschetti ( Educação Física e Biologia)

       Evandro Carlos Zanatto ( Educação Física)

       Juliana Sobotka Tiepo ( Espanhol)

       Leonice Luísa F. Zancan ( 3º ano)

       Marcio Antonio Muller ( Ciências)

       Maria Carolina Pereira ( Biologia)

       Neiva Teresinha de Matos ( 2º ano)

       Paula Cristina Mendes ( Português)

       Remi José Benato ( Geografia e Sociologia)

       Sandra  Peliciolli ( Geografia e História)

       Simone Lazzari ( Matemática)

       Samanta Dambroz(Correção de Fluxo )                 

Direitos dos Alunos:
  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Aquisição do conhecimento prático necessário;
  • Tomar conhecimento do Projeto Político Pedagógico e funcionamento da Unidade Escolar;
  • Receber informações sobre os diversos serviços oferecidos pela Unidade Escolar;
  • Organizar e participar de agremiações estudantis;
  • Fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas;
  • Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência através do Boletim;
  • Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares Superiores;
  • Solicitar revisão de conteúdos durante as aulas, quando necessário.
  • Requerer transferência ou cancelamento de matrícula por si, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável quando menor;
  • Apresentar sugestões relativas aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelo professor, com o objetivo de aprimorar o processo ensino/aprendizagem;
  • Reivindicar o cumprimento da carga horária prevista na grade curricular;
  • Participar dos Conselhos de Classe, exceto o do último bimestre;
  • Receber recuperação de forma contínua e paralela, sempre que o conteúdo não for assimilado;
Além dos citados, ainda serão respeitados os direitos segundo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
  Deveres doa Alunos:
  Comparecer uniformizado pontualmente às aulas e demais atividades escolares ( até final do mês de março prazo para todos providenciarem o uniforme);
  Usar uniforme escolar. Ao aluno que não vier devidamente uniformizado, será disponibilizado um uniforme da Escola que deverá ser devolvido ao final do período de aula, e será aplicado a seguinte medida disciplinar:
  Advertência verbal, que poderá ser aplicada pelo professor ou equipe diretiva;
  Advertência por escrito aplicada pela equipe gestora;
   Será exigida a presença dos pais para justificar;
  O não comparecimento dos pais ou responsável legal, bem como, a insistência em não usar o uniforme, ocasionará um registro no Conselho Tutelar;
Alunos do transporte devem desembarcar e entrar na escola;
  Comparecer nos Conselhos de Classe(sábados a tarde acompanhados dos pais);
  Cooperar na manutenção da higiene e na conservação das instalações escolares;
  Manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade;
  Ressarcir o prejuízo, quando produzir dano material à Unidade Escolar e a objetos de propriedade de colegas e funcionários;
  Justificar a Direção e ao Professor mediante atestado médico, sua falta às aulas;
  Respeitar Direção, Professores e Funcionários dentro e fora da sala de aula;
  Ressarcir o prejuízo, quando produzir dano material à Unidade Escolar e a objetos de propriedade de colegas e funcionários;
  Justificar a Direção e ao Professor mediante atestado médico, sua falta às aulas;
  Respeitar Direção, Professores e Funcionários dentro e fora da sala de aula;
  Não ausentar-se da Unidade Escolar sem autorização da Direção ( caso o aluno precise ausentar-se os pais deverão enviar autorização assinada que ficará arquivada na escola);
  Entregar trabalhos na data prevista para o professor, durante a aula do mesmo;
  Participar das atividades propostas em sala de aula( caso o aluno se recuse, será lavrada uma ata, e enviada ao Conselho Tutelar para providências);
  Nas dispensas solicitadas pela CME, Escolinha, Moleque-bom-de-bola, JESC, Feiras, etc, deverá entrar em contato com a direção e os professores com antecedência e apresentar os conteúdos em dia referente aos dias faltosos. Para participar de jogos o aluno deverá atender aos seguintes critérios: ser assíduo, não apresentar advertências, ter bom rendimento escolar;
  Cumprir as normas estabelecidas quanto ao não uso do boné, no Estabelecimento de Ensino (exceto em atividades expostas ao sol);
  Não usar gorros e capuz em sala de aula, salvo em dias muito frios;
Fica Proibido aos Alunos

  Portar armas, consumir drogas, material explosivo ou qualquer instrumento cortante no recinto do estabelecimento escolar;
  Namorar dentro das dependências da escola;
  O uso do telefone celular- de rádios e câmeras, o navegador de internet, os jogos, os gravadores de voz e etc., dentro das dependências da escola, conforme legislação vigente, lei nº 14.363;
   Sair da sala sem autorização, transitar pelos corredores durante o período de aula;
  Comparecer na escola sem autorização da equipe gestora, em período que não seja de seu turno. Para trabalhos e pesquisas será autorizada a permanência até o intervalo, sendo que, o mesmo será convidado a retirar-se caso não cumpra o horário estabelecido;
  Alterar o modelo do uniforme padrão da escola;
  Fumar ou ingerir bebidas alcoólicas dentro e em frente do estabelecimento de ensino;
Chegar alcoolizado ou portando bebida alcoólica;
       Mascar goma (chicletes), balas, pirulitos na sala de aula;
       Utilizar computadores da escola para acesso a sites pornográficos e nos cyberbullying;
       Faltar em dias de Conselho de Classe sem justificativa. Caso o aluno não compareça, nem justifique sua ausência receberá advertência por escrito. Se o aluno estiver na escola e não participar do conselho, será informado os pais;

AULAS DE RECUPERAÇÃO
  PARA ATENDER ALUNOS DE 7ª SÉRIE DO EF DOS 8 ANOS EM 2012, COM DEFASAGEM/DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM;
  SERÁ CONTRATADO PROFESSOR HABILITADO( PEDAGOGIA) – QUE  TRABALHARÁ O BÁSICO: LEITURA , INTERPRETAÇÃO E CÁLCULO;
  OS ALUNOS DEVERÃO VIR NO CONTRA-TURNO DOIS DIAS POR SEMANA – OS MESMOS PERMANECERÃO NA ESCOLA AO MEIO DIA. TERÃO ALMOÇO SEGUNDO ORIENTAÇÃO DA GERED ;
  OS PROFESSORES ESTÃO FAZENDO LEVANTAMENTO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;
  PREVISTO O INÍCIO DAS AULAS DE RECUPERAÇÃO  NO MÊS DE  ABRIL.

SAEDE
  SERÁ OFERECIDO AOS ALUNOS  ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (SAEDE)  NA ESCOLA PARA ALUNOS QUE JÁ FREQUENTAVAM O ANO PASSADO E PARA OS NOVOS DESTE ANO;
  NO CONTRA-TURNO, DUAS VEZES POR SEMANA.
  O HORÁRIO DE ATENDIMENTO SERÁ DE 01 HORA E 30 MIN. POR ALUNO;
  A PROFESSORA SERÁ CONTRATADA PELA GERED.

CORREÇÃO DE FLUXO
  Instrução Normativa/Sed 2011/2012
  A SED/DIEB desenvolverá somente no ano de 2012, Programa de Correção de Fluxo, para atender aos alunos com distorção série/idade, matriculados no 5º ano e 6º ano do EF 09 anos e na 6ª série do EF de 08 anos em 2011.
                 
CALENDÁRIO 2012
  14/02- INÍCIO DAS AULAS COM ALUNOS
  16/02= REUNIÃO COM PAIS
  20 E 21/02 - FERIADO DE CARNAVAL (RETORNO DIA 22 NO PERÍODO DA TARDE)
  28/04 – CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO(SÁBADO VESPERTINO)
  12/05- ENTREGA DOS BOLETINS/PLANTÃO PEDAGÓGICO- HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
  30/06- FESTA JUNINA
  14/07 – CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO(SÁBADO VESPERTINO)
  16/07 A 27/07 – RECESSO ESCOLAR.
  30/07- INÍCIO DO 2º SEMESTRE (SEGUNDA-FEIRA)
  11/08- PLANTÃO PEDAGÓGICO E ENTREGA DE BOLETINS – FEIRA INTERNA DE MATEMÁTICA
  22/09 – CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO(SÁBADO VESPERTINO)
  20/10 – PLANTÃO PEDAGÓGICO E ENTREGA DOS BOLETINS
  15/12- PLANTÃO PEDAGÓGICO E ENTREGA DE BOLETINS
  17 A 21/12- EXAMES FINAIS
  22/12- FORMATURA ENSINO MÉDIO(SÁBADO)

PRONATEC
PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
INSCRIÇÃO ATÉ DIA 24/02/2012
INÍCIO DAS AULAS: 05/03/2012
CURSOS OFERECIDOS NO SENAI- LUZERNA
  TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – MAT. E VESP.
  TÉCNICO EM INFORMATÍCA – MATUTINO
  TÉCNICO EM ELETRÔNICA – MAT. E VESP.
   ALUNOS DA 2ª E 3ª SÉRIE -DURAÇÃO: 02 ANOS
CURSO+ MATERIAL+ CAMISETA + R$ 2,00 AO DIA
  CURSOS NO SENAC – JOAÇABA
  TÉCNICO EM VENDAS – MAT. E VESP.
    CLIENTELA: ALUNOS DA 3ª SÉRIE E EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO
INÍCIO: 05/03/2012 DURAÇÃO: 01 ANO
  AUXILIAR ADMINISTRATIVO – VESP.
  CLIENTELA: ALUNOS DA 2ª SÉRIE
  INÍCIO: 02/05/2012 – DURAÇÃO: 1 ANO E 1/2

BOM INÍCIO DE AULA!!!