Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia da CONAE

CONAE ACONTECEU NA EEB RUTH LEBARBECHON DE ÁGUA DOCE
No dia 24/04/2013 reuniram-se na EEB Ruth Lebarbechon, professores, pais, alunos, entidades democráticas  e servidoras da APAE, para estudarem o documento da CONAE/2014.
      No período matutino o evento contou com a presença de Marilena Detoni, Coordenadora dos Cursos de Ciências Humanas da UNOESC/ Joaçaba que proferiu palestra abordando os Eixos II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos e Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
      No período vespertino, prosseguiu o estudo dos Eixos, com elaboração de documento  à ser encaminhado para GERED e posteriormente contribuir na CONAE Intermunicipal e eleição dos delegados que representarão a Escola.
  

Entrega dos Tablets

Na tarde de 23 de abril, as Coordenadoras do NTE - 7ª GERED - Joaçaba
fizeram  a entrega dos TABLETS
aos PROFESSORES  da EEB RUTH LEBARBECHON,
e na oportunidade também entregaram aos PROFESSORES do CEDUP.


 
Reportagem -página da SED SC - 15/abril/2013
Seg, 15 de Abril de 2013 16:21
1504201303pq







 
 
 
 
 
 
A Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba (SDR) entregou, na terça-feira, 9, aos diretores de 20 escolas da rede pública  estadual, tablets educacionais que serão utilizados por professores do Ensino Médio. No total, 197 docentes serão contemplados com a ferramenta, nos 13 municípios de abrangência da SDR. A iniciativa integra as ações do Pacto pela Educação, do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), que vai distribuir mais de onze mil equipamentos em todo o Estado.
Com os tablets, o objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e instrumentalizar os professores para o uso intensivo das novas tecnologias. “É mais um recurso, que vai contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica”, destaca a gerente de Educação, Maria Carlesso Doré. Para o diretor geral da SDR Joaçaba, José Sérgio Rossetti, “os tablets vêm somar para uma educação de qualidade”.
Os equipamentos serão repassados aos professores nos próximos dias. Antes, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered agendará visitas nas escolas para orientá-los para o uso adequado dos equipamentos, que têm sete polegadas e conteúdos que abrangem as disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia, por meio do site Khan Academy.
E Também por meio de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.
Na Escola de Educação Básica Eugênio Marchetti, de Herval do Oeste, 16 docentes efetivos, que lecionam em 24 turmas do Ensino Médio, serão beneficiados. “Os tablets são um importante suporte tecnológico aos professores, que poderão utilizá-los em sala de aula e fora dela, para preparar e ministrar as aulas”, ressalta a diretora Elisângela Kangerski Scalabrin.
Professores contemplados com tablets:
E.E.B. Ruth Lebarbechon, de Água Doce.

O Dia Mundial do Livro - 23 de abril

Dia do Livro

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro também é dia dos Direitos de Autor. A Unesco criou a data "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pelo pela tremenda contribuição dos autores de livros através dos séculos.
Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

Dia Mundial do Livro e a Unesco

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Dia Mundial do Livro 2013

O Dia Mundial do Livro em 2013 cai em uma terça-feira, dia 23 de abril. Bangkok foi a cidade escolhida pela Unesco para ser a Capital Mundial do Livro.

Atividades para o Dia Mundial do Livro

  • Escreva uma estória em grupo;
  • Leia um livro em voz alta;
  • Incentive as crianças a lerem versões infantis dos grandes clássicos da literatura;
  • Aproveite a oportunidade para contar a história dos grandes escritores do mundo;
  • Desenhe ou pinte desenhos sobre Dom Quixote, por exemplo.http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-livro/

Dia da Terra - 22 de Abril

Dia da Terra

Dia 22 de abril é Dia da Terra (também Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra), um dia para reconhecer a importância do planeta Terra, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra.

Dia da Terra nos Estados Unidos

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou um tipo de fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.
Atualmente o Dia da Terra é comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo.
A Unesco chamou ao Dia da Terra "Dia Internacional da Mãe Terra". O tema do Dia Internacional da Mãe Terra 2013 é "A Face da Mudança Climática".

Atividades para o Dia da Terra

No Dia da Terra a sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Experimente estas dicas de atividades para o Dia da Terra:
  • Plante uma árvore típica da sua zona;
  • Pinte um desenho do planeta Terra;
  • Incentive a reciclagem;
  • Reutilize materiais como plásticos e papelão e crie vários tipos de material escolar, como estojos, copos para lápis e caneta, pastas, etc;
  • Faça uma limpeza na escola;
  • Pinte um muro com motivos ecológicos;
  • Use menos energia, desligue as luzes quando possível.

Apagar as Luzes no Dia da Terra

Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar as pessoas para um gasto menor de eletricidade. É um evento parecido com a Hora do Planeta, que ocorre normalmente no último sábado do mês de março, e que propõe exatamente a mesma coisa.

Dia da Terra: Objetivos

No Dia da Terra os objetivos principais são sensibilizar e consciencializar as pessoas, especialmente as crianças, para tudo o que podemos fazer para proteger o planeta Terra.
O Dia da Terra em 2013 cai em uma segunda-feira, dia 22 de abril.http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/

22 de Abril - Descobrimento do Brasil

 Primeiros contatos entre portugueses e índios



Descobrimento do Brasil é celebrado em 22 de abril, que foi o dia em que os navegadores portuguesas chegaram ao território brasileiro, no ano de 1500. O descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portuguesas chegaram, o país já era habitado por índios.
O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas. No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil.

Origem do Descobrimento do Brasil

O Descobrimento do Brasil foi realizado em 22 de abril de 1500, mas já haviam outros navegadores de diferentes países tentando colonizar o Brasil.

Carta de Pêro Vaz de Caminha

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à côrte portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.
Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes com eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro.

21 de abril - Dia de Tiradentes

21 de abril

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil

 
Reprodução
 
O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.
Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u24.jhtm

quinta-feira, 18 de abril de 2013

19 de Abril - Dia do Índio


Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de Abril




Hoje é o Dia Nacional do Livro.Marca também a data de nascimento de Monteiro Lobato em 1882.
O slogan criado pelo Ênio Silveira, diretor da extinta Editora Civilização Brasileira: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".
Monteiro Lobato povoou a infância, creio que a de toda a nacionalidade, com seus personagens fantásticos.
Sua última entrevista , em 1948, ano da sua morte, foi à Rádio Record de São Paulo.
E você que neste momento me lê: o que está lendo nestes tempos de agora? Que livro?
Ler é muito bom.
Viva o Dia do Livro, viva Monteiro Lobato!
 
Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil

Quinta, 18 de Abril de 2013
Fonte: Portal Brasil
Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.
Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

 
 
Após o recreio a escola fez uma parada para a Hora da História, com
o objetivo de valorizar o Dia Nacional do Livro Infantil.
 
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Eleição Grêmio Estudantil

Edital de Convocação de Eleição Grêmio Estudantil/2013
 
Ficam convocados os alunos de 3ºano a 8ª série do Ensino Fundamental
e 1ª a 3ª séire do Ensino Médio de EEB Ruth Lebarbechon, a participarem
da eleição a ser realizada conforme descrita a seguir:
 
 1. Objetivo - o objetivo do pleito convocado é a eleição da Diretoria
do Grêmio Estudantil da EEB Ruth Lebarbechon, escolhidos por voto
secreto e classificados conforme ordem descrescente de votos.
 
2. Períodos de Inscrição e Elaboração das Propostas - 09/04/13 a 12/04/13
 
3. Divulgação das Chapas que Participarão do Pleito - 1504/13 a 17/04/13
 
4. Eleição - ocorrerá no dia 18 de abril de 2013.
 
5. Regras para Votação - a eleição será secreta com votação em cédulas.
 
6. Comissão Eleitoral - a apuração dos votos será realizada no dia 18/04 ao
término da votação, com um representante de cada chapa.
 
7. Comissão Eleitoral - Equipe Gestora, Professores e Alunos.
 
8. Posse - ocorrerá em data a ser combinada com a Direção da Escola.

Água Doce - 08 de abril de 2013

Divulgação das Propostas das Chapas - divulgação durante o intervalo.

1º Passo - A Senhora Diretor Nilse T. Barbosa explicou o que é o Grêmio Estudantil
 e o o bjetivo do mesmo.

Grêmio Estudantil - é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse
dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O
grêmio é o orgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o
aluno defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele
permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação
tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um
importante espaço de aprendizagem, cadadania, convivência, responsabilidade e de
luta por direiros.
 
Objetivos - é importante deixar claro que um de seu objetivos é contribuir
para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição
de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões,
fazendo com que eles tenham voz ativa e participem - junto com pais,
funcionários, professores, coordenadores e direção da programação e da
construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino. O Grêmio
também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da
administração da instituição de ensino.

Lista das Chapas (nomes):
 
1ª EDUCAÇÃO É PROGRESSO
2ª 1ª OPÇÃO
3ª UNIDOS POR UMA ESCOLA MELHOR
4ª JUNTOS SOMOS MAIS
5ª MUNDO LIVRE
6ª LIBERDADE PARA LUTAR



 

 


 

segunda-feira, 8 de abril de 2013