Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Trabalhos SAEDE


PROFESSORA DO SAEDE   E SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DESENVOLVEM PROJETO  SOBRE TA E RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES  ESPECIAIS.
           A professora do SAEDE da E.E.B Ruth Lebarbechon Silvana Pelentir e as segunda professora de turma Janice Ap. Gonçalves dos Santos, Angélica Cavalli e Cleuza Maria de Oliveira Drissem, desenvolveram projeto pedagógico sobre  os recursos adaptados e  ajudas técnicas  para os alunos com necessidades especiais. Segundo as professoras  esse projeto permite identificar elementos para compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa com deficiência, com o objetivo de superar as barreiras da comunicação e da mobilidade.
            Salientam  as professoras que é  de fundamental importância que o os profissionais da educação, encontrarem soluções  no sentido de auxiliar no  aprendizado de pessoas com necessidades especiais,  considerando que cada  necessidade é única e, portanto, cada caso deve ser estudado com muita atenção. A experimentação deve ser muito utilizada, pois permite observar como a ajuda técnica desenvolvida está contemplando as necessidades percebidas.
             Todo processo de desenvolvimento da confecção dos recursos foi   monitorado  e avaliado num todo, identificado  cada situação do  estudante suas características físicas e psicomotoras.
         As professoras tiveram como base  a definição do  Parecer CNE/CEB número 17/2001,  e  Resolução número 2/2001,   que preconiza o suporte das ajudas técnicas e recursos adaptados para  os alunos com necessidades educacionais especiais, que durante o processo educacional, apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.
           Além dos recursos adaptados a professora do SAEDE Silvana acrescente que está trabalhando com uma ferramenta muito importante no contexto escolar  “o computador”,  como uma das Tecnologia Assistiva,   ou seja um instrumento que  não se restringe somente a recursos em sala de aula, mas como uma  máquina de ensinar, dando ênfase ao armazenamento e transmissão de informações ao aprendiz.
          A professora Silvana acredita que toda equipe da escola têm responsabilidade com a construção de um ambiente acessível e inclusivo,  e que  as  Tecnologia  Assistiva é um instrumento que veio a somar com os  recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, das  pessoas com deficiência visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
            As professoras finalizam:

“Somos diferentes, mas não queremos ser
transformados em desiguais. As nossas vidas só
precisam ser acrescidas de recursos especiais”.
                           (Peça de Teatro: Vozes da Consciência, BH).






Material confeccionado - Recursos Pedagógicos

2 comentários:

E.E.B RUTH LEBARBECHON disse...

Legal!
Taís Barp

E.E.B RUTH LEBARBECHON disse...

Legal, gostei muito da atividade!
Diego Ottoni