Projeto Tosco
Os professores, a equipe gestora e os alunos da EEB
Ruth Lebarbechon, estão desenvolvendo durante o 4º bimestre o
“Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”.
Foi elaborado um cronograma das atividades para serem desenvolvidas e
apresentadas aos colegas e aos pais por meio da produção de textos, cartazes,
peças teatrais, vídeos e outros, com o intuito de conscientizar os educando e seus
familiares sobre os problemas de violência e seus efeitos na formação da
personalidade das crianças e adolescentes.
"O Projeto Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino surgiu do livro “Tosco”, escrito pelo filósofo, psicólogo e professor universitário Gilberto Mattje.
De acordo com o autor, “o livro nasceu da percepção da dificuldade em lidar com o tema da violência em suas diferentes formas com os jovens adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma que este se identifique com a história, se veja em algum dos personagens e consiga rever suas atitudes, especialmente aquelas que significam um boicote a própria felicidade”.
A narrativa simples e direta nos coloca diante de cenas vividas no cotidiano de muitos jovens adolescentes de hoje. Sua realidade vai se descortinando aos poucos e por meio do personagem principal, Tosco, aborda problemáticas psicossociais próprias deste período crucial do desenvolvimento da personalidade, que por sua importância serve de organizador e revelador das vivências infantis."http://www.consed.org.br/index.php/artigos/380-projeto-tosco
Cronograma de Ação
O Cronograma de Ação é a
“linha de tempo do Projeto”. Deve conter
todo o detalhamento de início e
fim das atividades e tarefas,
atribuição de responsáveis,
período de execução, etc.
Ação
|
Atividades
|
Responsável (eis)
|
Período de Execução
|
Recursos
|
Divulgação
|
Avisos fixados nos murais da escola
|
Coordenadora geral – Rosana Apª
Marcolino
|
24/09/2012
|
Utilização dos cartazes do Projeto
Tosco
|
Repasse das atividades na capacitação
do livro “Tosco” com o Coordenador Pedagógico Gilnei Dias Maciel
|
Repasse da capacitação – Projeto Tosco
em Ação
|
Coordenadora geral – Rosana Apª
Marcolino
|
25/09/2012
|
Oralidade e exposição do material
referente ao Projeto;
Vídeo informativo;
Apresentação do Plano de Ação .
|
Entrega dos livros “Tosco” para os
alunos
|
Distribuição dos livros
|
Coordenadora geral – Rosana Apª
Marcolino e professores colaboradores
|
01/10/2012
|
Oralidade e exposição do material
referente ao Projeto;
Vídeo informativo.
|
Música
|
Ouvir, cantar, ler a letra da música
relacionada à indisciplina. Letra da música escrita em cartaz.
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Ex. Pontos de acesso à internet,
Projetor multimídia,
Livro Tosco,
Vídeos,
Jogos pedagógicos, pastas, caneta, etc.
|
Interpretação de figuras
|
Leitura de imagem visual. Interpretação
de ações dos personagens. Identificar as palavras que relatam o bom
comportamento do aluno.
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Filmes
|
Filmes educativos que falem sobre
violência, comportamento e indisciplina. Discutir sobre o comportamento e
mudanças. Produção de desenho para afixar no mural
|
Alexandre Luiz Trevisol Dalabrida
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Tv – DVD
Vídeos – you tube
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou caneta, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Livro Buiiyng – o que é isso?
|
Para alunos e Pais – leitura e
interpretação – cartazes, confecção de murais
|
Alexandre Luiz Trevisol Dalabrida
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Livro Buiiyng – o que é isso?
|
Roda de conversa
|
Dialogar sobre violência, bulluing
(depoimentos dos próprios alunos)
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Livro Tosco (interpretação)
|
Teatro sobre bullying
|
Peça de teatro que ilustre o bom
comportamento em sala de aula
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Material : improvisar na hora; explorar
a criatividade
|
Vídeo Educativo
|
Vídeo sobre bullying
|
Márcio Muller
Rosana Aparecida Marcolino
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Tv – DVD
Vídeos – you tube
|
Roda de conversa
|
Debater o tema violência e bullying
|
Alexandre Luiz Trevisol Dalabrida
|
01/10 a 30/11 (01 aula semanal)
|
Livro Tosco;
Explorar meios de comunicação ( jornal,
revistas, etc)
|
Teatro
|
A partir de debate, organizar um teatro
sobre indisciplina na escola
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Vídeos educativos
|
Assistir vídeo sobre violência e
bullying vídeo “Escritores da Liberdade”
|
Alexandre Luiz Trevisol Dalabrida
Rosana Aparecida Marcolino
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Tv – DVD
Vídeo - “ Escritores da Liberdade”
|
Cartazes educativos
|
Produção de cartazes a partir de textos
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Mural das atitudes Toscas
|
Avaliar o tema, confecção de quadros
para exposição
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Ilustração
|
Ilustrar paródias, músicas e poemas
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco;
|
Elaboração de vídeos
|
Produção de vídeos expressando
experiências pessoais
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
Rosana Aparecida Marcolino
João Ricardo Colla
Samantha Dambroz
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Acesso à Sala Informatizada
Câmera digital
|
Júri Simulado
|
Leitura do capítulo 01 e 02, produção
de notícia de jornal
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas,lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Paródia
|
Releitura de músicas
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Poemas
|
Escritas e contextualização
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Literatura de Cordel
|
Linguagem visual e verbal, linguagem
não verbal
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material didático extraclasses
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Música (Interpretação)
|
Interpretação da música “ é preciso
saber viver - Titãs”
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Not bock e data show
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Baú de lembranças
|
Através de contação de histórias fazer
um texto relatando a experiência
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Fotografias e objetos pessoais
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Dramatização
|
Linguagem oral e corporal
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Oralmente
Material improvisado
|
Mural das atitudes toscas
|
Retratar situações (dinâmicas)
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
Angela Ferronato
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Dinâmica
|
Socialização e reflexão
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Paródias
|
História - Releitura de músicas
traçando paralelo entre o livro Tosco
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
|
Entrevistas
|
Entrevistar os leitores do Tosco,
inclusive pais. Transcrever as entrevistas e divulgá-las no blog da escola.
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
Rosana Aparecida Marcolino
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Concurso de ilustração do Livro Tosco
|
Pintura em tela ou grafite. Amostra dos
trabalhos à comunidade
|
Juliana Sobotka Tiepo
Cleciane Calegari Soster
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, lápis de cor, etc...
|
Música
|
Criar um rit a partir do livro Tosco
|
Eliseu Boschetti
Isaias Consorte
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Aparelho de som
Sala informatizada
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Dança
|
A partir da “música do Tosco” criar uma
coreografia
|
Eliseu Boschetti
Isaias Consorte
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Música
Aparelho de som
|
História em quadrinhos
|
Valendo-se das diversas temáticas de
que trata o Livro “Tosco” criar história em quadrinhos.
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Livro Tosco
Material : Caderno e/ou folha sulfite,
lápis ou canetas, lápis, canetões, cartolina, etc...
|
Filme
|
A partir do filme “Meu mestre, minha
vida” trabalhar questões relacionadas à uso de entorpecentes, violência e
bullying
|
Clarice Piaia Ramos
Cleusa Boesing
Magali Ferreira da Costa Ferretti
|
01/10 a 30/11(01 aula semanal)
|
Oralmente (debate)
|
EEB Ruth
Lebarbechon-Rua Rui Barbosa nº 81-Bairro: Centro-Fone/fax: (49) 35240263
eebruth@sed.sc.gov.br
*Coordenadora Geral do Projeto Tosco em Ação Rosana Marcolino
fazendo a entrega oficial dos Livros Tosco aos Alunos e Professores,
para dar início aos trabalhos sobre a obra...
* Bom Trabalho aos Professores e Alunos!!!
------------------------------------------------
*Leitura e Interpretação sobre o Livro Tosco
* Grupo de Alunos do Programa Correção de Fluxo
--------------------------------------------------------
" O Tosco também chegou até as aulas de Espanhol - Español
na EEB Ruth Lebarbechon!
Após os alunos das 7ªs e 8ªs matutino e vespertino
realizarem a leitura do livro, foram desenvolvidos
trabalhos onde os alunos tiveram a oportunidade
de expressar no papel o que o livro trouxe de lição
para suas vidas. Na oportunidade foram desenvovidos
desenhos e frases referente ao tema, na língua estrangeira-
español - orientados pela professora." Professora Angela Ferronato.
*Mural das Produções em Español sobre a Obra Tosco!
---------------------------------------------------------------------
*Durante as aulas de Língua Portuguesa os alunos orientados
pela Professora Clarice Ramos confeccionaram o Mural Tosco
"Indagações sobre Tosco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário