Hoje é o Dia Nacional do Livro.Marca também a data de nascimento de Monteiro Lobato em 1882.
O slogan criado pelo Ênio Silveira, diretor da extinta Editora Civilização Brasileira: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".
Monteiro Lobato povoou a infância, creio que a de toda a nacionalidade, com seus personagens fantásticos.
Sua última entrevista , em 1948, ano da sua morte, foi à Rádio Record de São Paulo.
E você que neste momento me lê: o que está lendo nestes tempos de agora? Que livro?
Ler é muito bom.
Viva o Dia do Livro, viva Monteiro Lobato!
Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil |
|
Quinta, 18 de Abril de 2013 |
Fonte: Portal Brasil |
|
Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.
Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
|
|
Após o recreio a escola fez uma parada para a Hora da História, com
o objetivo de valorizar o Dia Nacional do Livro Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário