Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Participação Concurso Sustentabilidade Ambiental - Banco SULCREDI

PARTICIPAÇÃO DO CONCURSO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – BANCO SULCREDI – 04/11/2016
PREMIAÇÃO:
ESCOLA: R$ 500,00
1º LUGAR CATEGORIA DESENHO: BIANCA MOURA RAMOS – 801M – PROFª ORIENTADORA ROSELY PADILHA
3º LUGAR CATEGORIA REDAÇÃO: FERNANDA CERINO OLIVEIRA – 902 V – PROFª ORIENTADORA NOELI GEMELLI
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ROSANA - ATP










 * 1º Lugar - Categoria Desenho - Aluna: Bianca Moura

 *3º Lugar - Categoria Redação - Aluna: Fernanda Oliveira





ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RUTH LEBARBECHON

Rua Rui Barbosa nº75 – CEP.: 89654-000 – Água Doce  –SC - Tel.: (49) 3524-0263

           
Profª Noeli Krause Gemelli
Aluna: Fernanda Cerino Vargas de Oliveira
Turma: 902 vesp. – 9º ano


PROJETO SÓCIO AMBIENTAL – SULCREDI


Título:                                   Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental consiste no desenvolvimento humano e econômico de maneira respeitosa com o meio ambiente. A não poluição e a despoluição de recursos hídricos, a exploração de recursos naturais de maneira controlada, e a substituição de energias poluentes por renováveis, são algumas das muitas ações que se pode tomar em benefício ao meio ambiente.
A água é o recurso mais importante para a vida na Terra. Sabendo que 97,3% desse recurso está nos oceanos e, que dos outros 2,7% de água doce apenas 0,3% podem ser utilizados com facilidade, é necessário muito cuidado com esse pouco que se tem. Pois como a água constitui cerca de 70% da massa do corpo humano, não é loucura dizer que uma vez sem água, para sempre sem vida.
Embora a exploração da alguns recursos naturais seja necessária à vida humana, deve haver um limite. Enquanto o ser humano extai tudo que pode demasiadamente e não repõe na mesma velocidade, todo mundo está perdendo, mas poucos percebem. Estudos indicam que quando esses recursos se esgotarem, o que não está muito longe, ocorrerá um extinção em massa, cerca de 75% das espécies do planeta deixarão de existir. Portanto, cabe a nós, explorarmos de maneira consciente para que possamos sobreviver e para que futuras gerações sobrevivam também.
Outro ponto que é importante lembrar são os danos que as fontes de energia não renováveis causam ao meio ambiente, que não são poucos por sinal. A aplicação de fontes de energia renováveis como a eólica e a solar, por exemplo, são atitudes positivas para essa situação, pois mesmo existindo em menor escala comparando com as não renováveis, elas podem diminuir o impacto que certos materiais causam ao meio em que vivemos, e isso já é o começo.
É necessário que tenhamos consciência de nossos atos para que possamos pará-los quando ultrapassarem os limites. Pois pensando por esse lado, até quando mataremos o que nos trás vida? Qual é o preço? Mude a sua maneira de ver as coisas, e as coisas ao redor irão mudar.     

Nenhum comentário: