Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Arte em Sala de Aula

 ARTE CONTEMPORÂNEA - DISCIPLINA DE ARTE - PROFESSORA ROSELY PADILHA
Turma das Terceiras Séries do Ensino Médio

Arte Contemporânea em Sala de Aula

A arte contemporânea surgiu no século XX representando uma ruptura com o que, até então, se chamava arte moderna. Nasceu questionadora e amante da polêmica, pois ela perturba, provoca e incita o espectador, portanto, difícil de ser compreendida. Não lhe interessavam os velhos moldes, o cânone, o sentido tradicional da beleza.
Não é possível classificar a arte contemporânea, já que as modalidades da arte atual não têm características delimitadas, nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores, o que dificulta essa tentativa. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas.
Esse estilo de arte se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político. 
A relevância de abordar a arte contemporânea na escola está na diversidade de experiências que ela apresenta, na relação com outras áreas, na proximidade da arte com a vida e suas constantes mudanças. A arte contemporânea pode levar os alunos a desenvolverem trabalhos e poéticas pessoais, a partir da análise e percepção de sutilezas do próprio cotidiano. É neste aspecto que a experiência desenvolvida pode ultrapassar a experimentação artística e atuar sobre o desenvolvimento sociocultural dos educandos. Desta maneira, as obras de arte poderão ser analisadas segundo as experiências realizadas e vivenciadas pelos alunos, tornando o conhecimento muito mais prazeroso, sendo assim, a professora Rosely Pinto Padilha desenvolveu com os alunos da terceira série do ensino médio da E.E.B. Ruth Lebarbechon, município de Água Doce-SC, trabalhos relacionados à Arte Contemporânea, onde os mesmos tiveram a oportunidade de expressar suas ideias através de obras confeccionadas pelos mesmos, reutilizando materiais coletados pelos mesmos, com o objetivo de debater sobre a definição e finalidade da arte no cotidiano.

Obra concluída – “Minha casa com  tua Casa” – – Alunas Taís Barp, Pâmela Correa e Angela P. dos Santos (alunas de inclusão)



Obra “Caixinhas Desiguais” – Alunas Ana Maria Rodrigues, Gabriele Hoffman, Priscila Maria, Karina Dariz e Solange de Freitas


Obra “Rios de Hoje” – alunas Elisangela Pegoraro, Jéssica dos Santos, Isabel Hoffmann e Raquel Hoffmann.


Obra “Cortina de Flores” – alunas Roberta Assis, Kátia Chaves, Lidiane Pereira e Ticiane Zialak

Obra “Lixo no Senado” – alunas Amanda Balestrin, Alana Oliveira, Jhennyfer Balestrin,  Karine Chuller e Cristiane Ribeiro



Obra “Quadro Iluminado” – alunos Daniel Faganello, Felipe, Ian Mannes, Leandro Pasini e Marco Antonio Zanatta


Obra “ A Beleza do Lixo”– alunos Matias Ribeiro, Nathan Arruda e Cleiton dos Santos, Mateus da Silva e Lucas Schmitz



Obra “Cama de Gato” – alunas Camila Ribeiro, Eliane Chaves, Jéssica Paz e Tauana Cavalli


Obra “Personalidades” – alunas Letícia Vargas, Roberta Paz



Obra “Mobily `O Menino Lata” – alunos Deivid Vieira, Johnathan de Moura, Leandro dos Àlves e Luan dos Santos


Obra “Ciclo da Vida” – grupo de alunos Taine Araldi, Taila Soares, Luis Dias e André Tonial e Professora de Arte: Rosely