Turma das Terceiras Séries do Ensino Médio
Arte
Contemporânea em Sala de Aula
A arte contemporânea surgiu no século XX representando
uma ruptura com o que, até então, se chamava arte moderna. Nasceu questionadora
e amante da polêmica, pois ela perturba, provoca e incita o espectador,
portanto, difícil de ser compreendida. Não lhe interessavam os velhos moldes, o
cânone, o sentido tradicional da beleza.
Não é possível classificar a
arte contemporânea, já que as modalidades da arte atual não têm características
delimitadas, nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores,
o que dificulta essa tentativa. As possibilidades e os caminhos são múltiplos,
as inquietações mais profundas.
Esse estilo de arte se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que
não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer
seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho
religioso ou político.
A relevância de abordar a arte contemporânea
na escola está na diversidade de experiências que ela apresenta, na relação com
outras áreas, na proximidade da arte com a vida e suas constantes mudanças. A
arte contemporânea pode levar os alunos a desenvolverem trabalhos e poéticas
pessoais, a partir da análise e percepção de sutilezas do próprio cotidiano. É
neste aspecto que a experiência desenvolvida pode ultrapassar a experimentação
artística e atuar sobre o desenvolvimento sociocultural dos educandos. Desta
maneira, as obras de arte poderão ser analisadas segundo as experiências
realizadas e vivenciadas pelos alunos, tornando o conhecimento muito mais
prazeroso, sendo assim, a professora Rosely Pinto Padilha desenvolveu com os
alunos da terceira série do ensino médio da E.E.B. Ruth Lebarbechon, município
de Água Doce-SC, trabalhos relacionados à Arte Contemporânea, onde os mesmos
tiveram a oportunidade de expressar suas ideias através de obras confeccionadas
pelos mesmos, reutilizando materiais coletados pelos mesmos, com o objetivo de
debater sobre a definição e finalidade da arte no cotidiano.
Obra concluída – “Minha
casa com tua Casa” – – Alunas Taís Barp,
Pâmela Correa e Angela P. dos Santos (alunas de inclusão)
Obra “Caixinhas Desiguais” – Alunas Ana Maria Rodrigues,
Gabriele Hoffman, Priscila Maria, Karina Dariz e Solange de Freitas
Obra “Rios de Hoje” – alunas Elisangela Pegoraro, Jéssica
dos Santos, Isabel Hoffmann e Raquel Hoffmann.
Obra “Cortina de Flores” – alunas Roberta Assis, Kátia
Chaves, Lidiane Pereira e Ticiane Zialak
Obra “Lixo no Senado” – alunas Amanda Balestrin, Alana
Oliveira, Jhennyfer Balestrin, Karine
Chuller e Cristiane Ribeiro
Obra “Quadro Iluminado” – alunos Daniel Faganello, Felipe,
Ian Mannes, Leandro Pasini e Marco Antonio Zanatta
Obra “ A Beleza do Lixo”– alunos Matias Ribeiro, Nathan
Arruda e Cleiton dos Santos, Mateus da Silva e Lucas Schmitz
Obra “Cama de Gato” – alunas Camila Ribeiro, Eliane Chaves,
Jéssica Paz e Tauana Cavalli
Obra “Personalidades” – alunas Letícia Vargas, Roberta Paz
Obra
“Mobily `O Menino Lata” – alunos Deivid Vieira, Johnathan de Moura, Leandro dos
Àlves e Luan dos Santos
Obra
“Ciclo da Vida” – grupo de alunos Taine Araldi, Taila Soares, Luis Dias e André
Tonial e Professora de Arte: Rosely
Um comentário:
v390e7uhjbr340 Wand Massagers,dual stimulator,g-spot dildos,cheap sex dolls,horse dildo,sex doll,male masturbator,vibrators,dual stimulator p296h9kfuit808
Postar um comentário